PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

ENTREVISTA
dezembro 24, 2016
Comunique sua Marca com Âncoras
dezembro 24, 2016
Show all

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Conhecer os princípios da Administração faz você compreender muitas ferramentas e aplicações corretas dos instrumentos gerenciais na sua empresa e no seu dia a dia como palestrante, professor, gestor e profissional.

  1. a) Todo ser humano numa tomada de decisão precisa de no máximo duas (2) opções de escolha. A mente humana não foi projetada para tomar decisões utilizando muitas opções. A mente, por si só, já responde através dos dois hemisférios, o lado direito: emocional, criativo, qualitativo, alinear, simples, alucinatório e o lado esquerdo: racional, lógico, quantitativo, linear e complexo. Se você observar os grandes nomes da História, por exemplo Steves Jobs, ao chegar na Apple uma das decisões mais importantes dele foi enxugar a quantidade de produtos que a empresa oferecia para seus clientes, chegando hoje em apenas um tipo. Somente um tipo de celular, Iphone. Somente um tipo de tablet, Ipad. Somente um tipo de Computador, Mac. Claro com versões e atualizações diferentes, mas para o cliente faz total diferença, pois no momento da escolha fica mais fácil a tomada de decisão pela escolha pelos produtos Apple.

Na administração, as ferramentas usadas pelos gestores para tomar decisões estratégicas da empresa são estruturadas em somente dois lados e estes opostos. Por exemplo: Receita x Despesas, Ativo x Passivo, Pontos Fortes x Pontos Fracos, Oportunidades x Ameaças.

Logo, ao captar dados para transformar em informações para usá-las para tomada de decisões, lembre-se sempre de trabalhar os dois lados e que sejam opostos. Na área de vendas, se um vendedor oferecer vários produtos para o cliente decidir levar apenas uma opção, o consumidor terá dificuldade. É importante sempre o vendedor segmentar os produtos em opostos e oferecer de dois em dois para não criar nenhuma confusão na mente do cliente.

  1. b) Neste mesmo princípio da Dualidade, onde os dois lados ajudam as pessoas tomarem decisões mais rápidas e com maior segurança, este princípio se aplica também na área de Marketing, pois as principais ferramentas de vendas para fechamento possui dois opostos. As melhores campanhas de marketing se estruturam em dois lados. Se você observar um pouco a história da humanidade, o livro da Bíblia, as principais histórias possuem uma estrutura de dois personagens, exemplo, Adão x Eva, Abel x Caim, Davi e Golias, Jesus na cruz com somente dois ladrões. Tenho muitos exemplos para provar este princípio. Fato é, se você quer fazer uma excelente venda ou uma excelente campanha estruture em dois opostos.
  2. c) Outro princípio é que todo conhecimento é adquirido em etapas. O cérebro humano não aprende tudo ao mesmo tempo e para criar habilidade mais importante ainda segmentar o conhecimento em várias etapas e somente assim repassar e treinar as pessoas para operar as atividades. Se observar nosso idioma, numa escola de Educação Infantil a professora ensina os alunos o Português passo a passo. Primeiro somente a letra A e assim o aluno fica dias praticando a escrita e realizando atividades em sala de aula para memorizar, compreender e habilitar seu cérebro para reconhecer e operar aquela letra. Dessa forma todas as vogais, depois consoantes, depois formação de sílabas, assim formação de palavras e frases para somente assim aprender gramática. Observe o passo a passo do aprendizado. Quando vamos aprender a digitação, as melhores didáticas ensinam iniciar lendo “com os olhos”, repetindo oralmente e escrevendo a sequência “asdfg”. Depois de muita prática o aprendiz passa para “qwert” até passar por todo o processo do teclado na digitação e no final o aluno consegue escrever rapidamente qualquer texto. Um contra-exemplo desse princípio acontece nas Autoescolas, no momento da aprendizagem da direção do veículo o instrutor coloca o sujeito no carro e ensina tudo ao mesmo tempo, passar machas, pisar na embreagem, setas, observar sinalização, lembrar das setas, conduzir braços e pernas num sincronismo perfeito. O que acontece que a mente humana não consegue, o correto seria aprender passo a passo. Primeiro, só marchas. Outro momento só embreagem e assim por diante. Como os alunos da maioria das Autoescolas são mal treinados, no Exame de Direção muitos passam mal, começam a tremer as pernas, dentre outros sintomas por ter sido muito mal treinados.

 

Na Administração funciona da mesma maneira, quando se vai ensinar um funcionário a operar o sistema (Software) da empresa, o ideal é segmentar as partes do sistema e ensinar passo a passo. Quando for ensinar um novo vendedor o processo de vendas, ensine passo a passo, primeiro, só abordagem, depois só sondagem, logo só apresentação do produto e assim por diante. Quando for abrir uma empresa, principais empreendedores que possui pouca experiência com negócios, ele deve seguir o passo a passo do plano de negócio, começar com algum tipo de incubadora, pois a chance de aprender nesse processo e ter sucesso será muito maior.

  1. d) O princípio de mudança de comportamento é cíclico, ou seja, toda ferramenta da administração criada para os empresários, funcionários e gestores mudarem seus comportamentos mediante um processo, atividade ou operação é construído em Ciclo. Na história da humanidade existem vários ciclos interessantes, o Ciclo da Vida, o Ciclo dos Alimentos, Ciclo da Água. Se observar o Universo como o um todo é possível verificar que uma das menores partículas que existe, o átomo, possui a mesma estrutura da maior partícula existente, as galáxias. Isso explica que todo o sistema é realizado em ciclo e nenhuma etapa pode ser saltada ou eliminada, pois compromete o resultado da operação.

Na administração a ferramenta de mudança de comportamento responsável em ensinar o empresário a planejar é conhecido com PDCA. Observe que ele se apresenta em forma de ciclo. Na Andragogia, ensino a adultos, o Ciclo de Aprendizagem Vivencial, mais conhecido como CAV, é uma das melhores ferramentas para mudar o comportamento dos empreendedores utilizando jogos de empresas. A idéia é a repetição das ações para criar habilidade e experiência do processo fixando melhor na mente e no fisiológico das pessoas.

A orientação é esta, quando for criar algum treinamento ou capacitação de desenvolvimento para sua equipe separe bem as etapas e façam repetirem várias vezes as etapas.

e) O último princípio é o princípio da segurança. Um ser humano só tem segurança se ele possui reserva. Vamos aprender com a história. Primeiro a bíblia ensina no Jardim do Édem, quando Deus ensina Adão que ele tem acesso à todos os alimentos do Jardim, mas existe uma árvore que não pode ser tocada. Naquele momento Deus instala na humanidade este princípio: Nem tudo que você tem, adquire ou recebe você pode usar 100% dos recursos. Observando os animais, principalmente em países com inverno rigoroso, existe todo um processo de reserva de alimentos para garantirem a escassez do período. Toda empresa conhecida como pessoa jurídica, o próprio nome já diz, também representa um sócio daquele negócio. Se existem dois sócios, na divisão de lucros o correto seria partir em três partes, sendo a última parte para a pessoa jurídica fazer uma reserva de segurança na empresa. Um dos maiores problemas que nós temos na gestão de pequenos negócios é a confusão dos ganhos da empresa com os ganhos pessoais do empresário. Se o empresário conseguir fazer uma reserva pessoal na vida dele para qualquer tipo e eventualidade ele ter recurso para solucionar, se a empresa tiver uma reserva para qualquer tipo de situação diferente do orçamento da empresa a pessoa jurídica conseguir honrar seus compromissos a empresa terá mais sucesso. Os maiores especialistas em administração financeira prega a necessidade de ter reserva financeira e recursos para a segurança do negócio.

Os comentários estão encerrados.